quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ata Assembléia 15/11/11

Hoje foi uma das assembléias mais tensas que tivemos! Espero que toda essa tensão se converta em atitudes positivas e que possamos todos crescer com nossos erros. Os assuntos em pauta foram os seguintes:
 

Chaves e Noturno

Mais uma vez aconteceram desentendimentos entre eles. Todos estão de acordo que os problemas pessoais deles estão atrasando todo o coletivo, o principal ponto aqui foram ameaças e preconceito por parte do Chaves. Além disse houve uma decisão arbritária do Chaves em expulsar o Noturno. Chaves assumiu seus erros, mas decidiu sair do acampamento quando soube que o Noturno ficaria. Foi uma escolha dele, não houve pressão para que ele se retirasse e ele sabe que as portas estarão abertas para ele, desde que ele possa conviver em harmonia e deixar seus problemas pessoais com o Noturno de lado. Noturno se mostrou bem tranquilo e resolveu voltar para o acampamento.


Doutor Clandestino e o PV

Foi informado ao Clandestino que apagaremos seus posts sobre sua possível candidatura ao PV, ele gostaria que nós o apoiássemos, mas foi explicado que não podemos apoia-lo como grupo. Ele criou um folheto vinculando a máscara dos anonimos a sua figura. Ficou decidido que faremos uma nota explicando que não temos nada a ver com o Partido Verde. Somos apartidários e não podemos oferecer apoio a nenhum candidato ou pré-candidato, mesmo que ele seja nosso amigo.


Planílha Pública

Ficou decidido que para que não ocorram mais problemas com o dinheiro das doações, que se faça uma planília pública, para que todos nós, inclusive o povo, saiba onde o dinheiro do coletivo está sendo gasto. Sobre o dinheiro que sumiu, El Chavo disse que ele foi gasto pelo Rodrigo Nini para comprar alimentos para o grupo e o restante foi destinado ao resarcimento de barracas quebradas. Foi ressaltado o cuidado e respeito com os bens materiais do coletivo. Também foi cogitado fazer parte da planília um espaço para recebermos opiniões do povo.


Permanecer acampados

Este foi o assunto mais importante, decidimos por consenso que permaneceremos acampados, porém existem alguns pontos em que precisamos melhorar com extrema urgência, esses pontos são os seguintes:


Assumir responsabilidade de comparecer

No momento decidimos que é necessário fazer uma planílha com os horários, temos pouca gente empenhada, infelizmente, portanto precisamos ter uma noção dos horários disponíveis para nos organizar melhor. Algumas pessoas vão ficar lá a semana toda, como o Moca, Noturno e Panela (porém semana que vem este irá viajar). Acho importante ressaltar o empenho do Moca, foi surpreendente ver como ele abraçou a causa! Quando houverem pessoas atrapalhando o movimento, vamos pensar nele, que desistiu do próprio emprego para nos ajudar. Foi idéia dele tirar essa semana inteira para reestruturar o acampamento, e ele tem iniciativa, não tem medo de pegar numa vassoura e dar o exemplo, não tem medo de trabalhar. Ele me disse que ficará com os olhos mais abertos quanto ao uso de alcool no acampamento (coisa que está acontecendo) e quanto ao consumo de outras drogas também.


Tirar a semana para reestruturar o acampamento

Um dos motivos pelo qual decidimos permanecer acampados, é que se sairmos para voltar depois, como era minha idéia e a de muitos, poderemos ser barrados por artifícios legais, portanto, deveremos reestruturar o acampamento e decidimos tirar esta semana para isso, esperamos que até semana que vem, tudo esteja totalmente diferente. Vamos reorganizar as barracas, refazer os cartazes, refazer a cozinha, fazer mais arte para deixar o local mais bonito. O Moca falou que vai ficar esperto com a aparencia do local, por exemplo, hoje haviam panos perto das artes expostas na estátua, isso deixa o lugar feio, e a idéia dele é deixar o lugar chamativo e bonito,pra gente, e para o povo que por alí passa.


Ação Direta

Foi decidido que é hora de parar de pensar e agir! Imprimir panfletos, fazer passeatas, criar um foco de resistência naquela praça. Não se esqueçam que ação direta vai desde de sair panfletando pela cidade e gritar com um megafone em frente a prefeitura até comparecer no acampamento numa madrugada chuvosa para levar um café pra quem está patrulhando o perímetro! É hora de agir!


Retomar Comissões

Pela milésima vez, decidimos retomar as comissões! Desta vez, abrimos um debate sobre a necessidade de uma comissão presencial, que funcionaria da seguinte maneira: quem fizer parte desta comissão, tem a responsabilidade de simplesmente comparecer no acampamento. Isso ainda não está decidido, mas o fato é que decidimos que as comissões tem que sair do papel.


Multiplicar

Foi sugerida uma "lição de casa", vamos multiplicar o acampamento. Muita gente saiu e desistiu, se cada um dos que permaneceram se empenhar em trazer de volta um membro afastado ou trazer um novo membro, iremos multiplicar o número de acampados. Parece simples, e é! Basta que cada um dos que ainda acreditam na luta, trazer mais uma pessoa!


Diretrizes e Democracia Real

Nesta semana, como estamos reestruturando o acampamento, decidimos retomar as diretrizes e aplica-las, pois tem muita gente sem bom senso que se aproxima do acampamento achando que estamos alí por pura diversão! Então, sempre que alguém novo quiser dormir numa barraca, participar etc... primeiramente apresentaremos ele as nossas diretrizes básicas, que estarão escritas. Pode parecer besteira, mas não adiantou apenas combinar que não iremos beber, pois o Zóio apareceu com um latinha de cerveja e ainda desrespeito quem perguntou sobre isso dizendo que era água e hoje pegamos uma das pessoas que está dormindo alí com uma garrafa de pinga de menta. Depois das diretrizes, será muito importante fazermos o mesmo a respeito do conceito de democracia real, colar na parede o que é e conscientizar todos que passarem pelas ruas sobre isso, esse é o ideal pelo qual estamos todos acampados alí!


Entrar em contato com os sindicatos, estudantes e grevistas

Esse povo tem um certo preconceito com o nosso acampamento, e isso tem de acabar, precisamos de gente indignada com a situação do país e do mundo! Foi assim que a coisa aconteceu nos outros acampamentos, é assim que tem que acontecer aqui! Então, ficou decidido que algumas pessoas entrariam em contato com os sindicados, desempregados, grevistas, estudantes etc... Quais pessoas? Ninguém se comprometeu ainda... Quem se compromete a isso???


Gostaria de lembrar a todos, que hoje faz um mês que estamos acampados, isso é uma grande vitória! Lembrem-se do dia que entramos lá e armamos uma barraca com pedaços de madeira e uma lona preta. Espero que o espírito de luta não se apague! Já vencemos! Somos resistententes e capazes, desde que a gente permaneça sempre unidos pela mesma causa e jamais divididos por nossos egos!

Um comentário:

  1. Ocupação de verdade não pode ser induzida, teria que ser espontânea. Também não poderia ser na base de 'comparecimento diário' ao acampamento: ocupar é ficar no local. Em algumas capitais só existe a página no Facebook, o que demonstra que é um movimento construído de fora pra dentro, não espontâneo. Na página do PSOL que publicam aqui mesmo no blogue tem a proposta de ocupar desde agosto. Se é contra a política tradicional e contra o capitalismo em geral, como pode ter partido organizando e bancando? Anônimo só no nome?

    ResponderExcluir